Património

Cadinho de ourives

LocalMértola / Mértola
OrigemMértola
Entidade TitularMuseu de Mértola
DesignaçãoCadinho de ourives
CronologiaMeados séc. XI – meados séc. XII
Dimensões8 cm altura, 9,9 cm largura
DescriçãoCadinho em escória de vidro. Tem forma semi-ovóide, bico vertedor e base arredondada. Análises realizadas aos restos de metal presentes no cadinho permitiram interpretar que este seria usado no processo de fundição de prata. Esta peça foi encontrada na encosta do castelo de Mértola.
BibliografiaLígia Rafael, "Cadinho utilizado na fundição da prata", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 186; Lígia Rafael, "Cadinho de ourives", Os signos do quotidiano: gestos, marcas e símbolos do Al-Ândalus. Catálogo da exposição, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2011, p. 70; Leal da Silva, "O cadinho de ourives de prata do silo n.º 5 de Mértola: relatório de análise", Arqueologia Medieval, 1, 1992, pp. 35-37; Santiago Macias, Mértola Islâmica. Estudo histórico-arqueológico do bairro da Alcáçova", Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, p. 93.
Categoria(s)Ourivesaria
ComentariosOrigem da Imagem: "Cadinho de ourives", Os signos do quotidiano: gestos, marcas e símbolos do Al-Ândalus. Catálogo da exposição, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2011, p. 70;
Images