Património

Laje em xisto com grafitos (barcos)

LocalMértola / Mértola
OrigemMértola
Entidade TitularMuseu de Mértola (sem cota)
DesignaçãoLaje em xisto com grafitos (barcos)
CronologiaAntes meados séc. XII
Dimensões140 cm comprimento, 76 cm largura, 5 cm profundidade
DescriçãoGrande laje em xisto, com forma irregular, que servia de pavimento a uma estrutura habitacional situada no arrabalde islâmico de Mértola, no sítio intervencionado do recinto da Hospedaria Beira Rio. Na face de assentamento da laje, encontra-se um conjunto de grafitos realizados por incisão. No topo, apresenta duas linhas caligráficas cujo sentido não é possível decifrar, seguidas da representação de um barco com vela quadrada recolhida na parte inferior, a popa e a proa bastante levantadas, e dois grandes remos-leme na popa. Outras linhas incisas, muito esbatidas, indiciam um desenho anterior na mesma laje, também representando um barco. Existe ainda o grafito de um outro barco, melhor traçado do que os outros dois, igualmente com a vela quadrada recolhida e dez remos. O momento exacto da gravação dos grafitos não é identificável. A possível inscrição em árabe aponta para uma cronologia islâmica. Seriam decerto anteriores à construção do pavimento, que data de meados do século XII.
BibliografiaSusana Gómez Martínez e Virgílio Lopes, "Laje com representações de barcos", Os signos do quotidiano: gestos, marcas e símbolos no Al-Ândalus. Catálogo da exposição, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2011, p. 57.
Categoria(s)Arqueologia Urbanística e paisagem
ComentariosOrigem da imagem: Susana Gómez Martínez e Virgílio Lopes, "Laje com representações de barcos", Os signos do quotidiano: gestos, marcas e símbolos no Al-Ândalus. Catálogo da exposição, Mértola, Campo Arqueológico de Mértola, 2011, p. 57.
Images