Património

Castelo de Alvito

LocalAlvito / Alvito
DesignaçãoCastelo de Alvito
Cronologia1494-1502
DescriçãoConstruído na transição do séc. XV para o XVI por iniciativa de João Fernandes da Silveira, nomeado barão de Alvito por Afonso V em 1475. Trata-se de um paço senhorial fortificado, de planta quadrangular, reunindo características da arquitectura militar com elementos de uma habitação civil. Possui três torres nos vértices e, a meio da parede Norte, uma torre de menagem de planta quadrada com características góticas. Integra elementos mudéjares, nomeadamente nas janelas manuelinas com arcos em ferradura, em alguns casos duplos, e decoração mudéjar, que se conjugam com janelas de lintel recto encimado por friso de características classicista. O edifício é actualmente uma pousada.
Autor(es)Afonso de Pallos (conjectural) (arquitecto)
BibliografiaPedro Dias, "Arquitectura mudéjar portuguesa: tentativa de sistematização", Mare Liberum, n.º 8, 1994, p. 79; Luís de Pina Manique, A arte manuelina na arquitectura de Alvito, Lisboa, 1949; Florentino Perez Embid, El mudejarismo en la arquitectura portuguesa de la epoca manuelina, Madrid, 1955; Fialho de Almeida, O castelo de Alvito, Lisboa, 1946; António João Feio Valério, Alvito: o Espaço e os Homens (1251-1640). Subsídios para a história de uma vila alentejana, Lisboa, 1993 (tese de mestrado).
Linkshttp://igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/70457/

http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=304


Categoria(s)Arquitetura
ComentariosOrigem das imagens: Pedro Dias, "Arquitectura mudéjar portuguesa: tentativa de sistematização", Mare Liberum, n.º 8, 1994, p. 79;
Images