Património

Solar de Água de Peixes

LocalAlvito / Alvito
DesignaçãoSolar de Água de Peixes
CronologiaSéc.XIII (quinta); Séc. XV-XVI (reconstrução manuelina)
DescriçãoAs primeiras referências à propriedade de Água de Peixes, constituída por quinta, pomar, vinha, azenha e casas de habitação e agrícolas, remontam ao reinado de D. Dinis. Porém, os diversos proprietários do solar ao longo dos séculos incutiram-lhe diferentes influências estéticas e arquitectónicas, contando actualmente com elementos góticos, manuelinos, mudéjares e maneiristas. As principais construções remontam ao período manuelino e as influências mudéjares devem-se sobretudo à intervenção de D. Rodrigo de Melo, Conde de Tentúgal e Marquês de Ferreira. Um dos elementos mais significativos encontra-se no balcão geminado situado no ângulo oriental do conjunto, o qual apresenta arcos de ferradura ultrapassados e colunelos de mármore com decoração mudéjar. Outra marca de influência islâmica encontra-se na feição de algumas janelas do andar nobre, nomeadamente uma janela geminada em cantaria, com arcos de ferradura ultrapassados, assentes em colunelos e grade em ferro, um ajimez com arcos ultrapassados em tijoleira assentes em colunelos de cantaria e uma janela com duplo arco ultrapassado em tijoleira também assente em colunelos de cantaria.
BibliografiaPedro Dias, "Arquitectura mudéjar portuguesa: tentativa de sistematização", Mare Liberum, n.º 8, 1994, p. 79; Carlos de Azevedo, Solares Portugueses, Lisboa, 1988; Luís de Pina Manique, A arte manuelina na arquitectura de Alvito, Lisboa, 1949; Florentino Perez Embid, El mudejarismo en la arquitectura portuguesa de la epoca manuelina, Madrid, 1955; Fialho de Almeida, O castelo de Alvito, Lisboa, 1946.
Linkshttp://igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/327677/
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=4335


Categoria(s)Arquitetura Urbanística e paisagem
ComentariosOrigem da imagem: Pedro Dias, "Arquitectura mudéjar portuguesa: tentativa de sistematização", Mare Liberum, n.º 8, 1994, p. 79;
Images