Património

Castelo de Montemor-o-Velho

LocalMontemor-o-Velho / Montemor-o-Velho
DesignaçãoCastelo de Montemor-o-Velho
CronologiaSéc. IX
DescriçãoA tradição data a construção do castelo de Montemor-o-Velho na sequência da conquista de Coimbra por Al-Mansur, em 991. Porém, é provável que já existisse previamente uma estrutura militar naquele sítio. Segundo aludem as fontes islâmicas, o castelo teria sido construído na segunda metade do séc. IX, na sequência das incursões normandas de 844 ou 859. Possivelmente, Montemor-o-Velho terá sido, inicialmente, uma pequena atalaia (um burj) posteriormente ampliado, tornando-se um castelo (hisn). Montemor-o-Velho tinha uma posição estratégica fundamental, permitindo o controlo dos acessos fluviais a Coimbra. Actualmente pouco resta da muralha primitiva, dadas as sucessivas alterações de que foi alvo. Possivelmente, os torreões semi-circulares correspondem à fase islâmica. No século XIX, Augusto Filipe Simões aludiu à descoberta, sob a muralha de alvenaria, de um fragmento de parede de uma atalaia, construída em taipa com o característico embasamento em pedra e com um troço da parede edificada com o sistema de taipais. Entre os vestígios medievais mais antigos conhecidos para Montemor-o-Velho, contam-se duas inscrições provenientes da igreja paroquial de S. Martinho, anteriores, em poucos anos, à conquista cristã de Montemor. Acrescente-se ainda a descoberta de elementos que poderão ser originários da antiga mesquita (um capitel, bases, um fuste de coluna, fragmentos de gesserias) e de cerâmicas islâmicas
BibliografiaMário Jorge Barroca, "O castelo de Montemor-o-Velho nos séculos X a XIII", Muçulmanos e Cristãos entre o Tejo e o Douro (Sécs. VIII a XIII), Palmela, Porto, Câmara Municipal de Palmela, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2005, pp. 111-126; João da Cunha Matos, Montemor-o-Velho. Sua História. Sua Arte, Coimbra, 1977; António Correia de Góis, Concelho de Montemor-o-Velho – A terra e a gente, Montemor-o-Velho, 1995; José Eduardo Reis, "Lápides moçárabes de Montemor-o-Velho", Munda, n.º 32, 1997, pp. 33-48; Isabel Policarpo, Castelo de Montemor-o-Velho, Lisboa, 2002.
Linkshttp://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/70442/
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=2593

Categoria(s)Arquitetura
ComentariosOrigem da imagem: https://www.google.pt/search?q=castelo+de+montemor+o+velho&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwit-PDhgrLXAhXCuBQKHfqGB4gQ_AUICigB&biw=900&bih=410#imgrc=Jjz-qOVdpLWYfM:
Images