Património

Mouraria de Moura

LocalMoura / Moura
DesignaçãoMouraria de Moura
DescriçãoLocalizada no arrabalde de Moura, a Sudoeste do castelo, num espaço contíguo à maqbara (necrópole islâmica), a Mouraria albergaria no seu interior algumas centenas de habitantes. Com o crescimento da comunidade mourisca, a Mouraria começa a expandir-se para Leste do castelo, surgindo um novo bairro em torno da Igreja de São João Baptista, designado num documento de 1427 por "arrabalde novo". A Mouraria de Moura é uma das maiores e melhor conservadas da Península Ibérica e localiza-se no actual centro histórico da cidade. Composta por três ruas longitudinais e perpendiculares à Muralha Nova, denominadas de Primeira, Segunda e Terceira Ruas da Mouraria, pela Travessa da Mouraria que as cruza e pelo Largo da Mouraria, na zona central. O traçado viário e o conjunto habitacional preservam uma boa unidade urbanística, ainda representativa do tecido urbano medieval, formado por uma rede densa de ruas estreiras e casinhas caiadas. Ao contrário do que se regista noutras mourarias, só a Terceira Rua da Mouraria apresenta um traçado mais sinuoso. O Museu Árabe encontra-se instalado neste espaço, no edifício onde foi descoberto um poço do séc. XIV.
BibliografiaCláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, pp. 165, 167; Santiago Macias, "Moura na Baixa Idade Média: elementos para um estudo histórico e arqueológico", Arqueologia Medieval, 2, 1993, pp. 135-139; Paula Cristina Rodrigues Conceição Conduto Costa Mira, Contributo para a conservação do património urbano de Moura – análise morfo-tipológica e da imagem urbana no espaço intra-muros do castelo e no Bairro da Mouraria, Évora, 1999.
Linkshttp://igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/74037/
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=5858



Categoria(s)Urbanística e paisagem
Comentarioshttps://www.google.pt/search?q=Mouraria+de+Moura&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiTzfSvvaLXAhXGzxQKHQ81Am4Q_AUICigB&biw=911&bih=392#imgrc=kJ23kHpn8x-vdM:
Images