Património

Lápide comemorativa no Castelo de Moura

LocalMoura / Moura
DesignaçãoLápide comemorativa no Castelo de Moura
Cronologia1052
Dimensões32 cm altura; 50 cm largura
DescriçãoLápide em mármore branco, encastrada junto a uma fonte, no castelo de Moura. É a única inscrição conhecida em Portugal a assinalar a construção de um minarete. Assinala a construção do minarete da mesquita de Moura por ordem de al-Mu'tadid Billahi de Sevilha (1012-1069), pai de al-Mu'tamid. A peça está ligeiramente danificada e falta a última linha ao texto. Tradução: "Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso. Este minarete foi mandado construir por al-Mu'tadid bi 'll?h [al-Mans]?r bi-fadli 'll?h Ab? Ámrin [...]". A mesquita de Moura localizar-se-ia, possivelmente, no sítio ocupado pela Igreja de Santa Maria do Castelo após a Reconquista, onde, no século XVI, se instalou o Convento de Nossa Senhora da Assunção. Esta hipótese sustenta-se em alguns indícios. Primeiro, na orientação da igreja do convento, pouco usual em templos cristãos, com um dos muros principais virado para Sueste, que marca a qibla na maioria das mesquitas peninsulares. Além disso, o orago "Santa Maria do Castelo" surge frequentemente associado no contexto peninsular a outras igrejas construídas sobre antigas mesquitas.
BibliografiaCláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, p. 168; Santiago Macias, "Lápide comemorativa", Discover Islamic Art. Place: Museum With No Frontiers, 2014; Mário Jorge Barroca, Epigrafia Medieval Portuguesa (862-1422), vol. III, Lisboa, FCG, FCT, 2000, p. 56; Santiago Macias, "Moura na Baixa Idade Média: elementos para um estudo histórico e arqueológico", Arqueologia Medieval, 2, 1993, pp. 131, 138; A. Labarta e C. Barceló, "Inscripciones árabes portuguesas: situación actual", Al-Qantara, vol. VIII, Madrid, 1987, pp. 395-420; A. R. Nykl, "Algunas inscripciones árabes de Portugal", Al-Andalus, vol. V, fasc. 2, Madrid, 1940, pp. 399-411.
Linkshttp://www.discoverislamicart.org/database_item.php?id=object;ISL;pt;Mus01_C;18;pt

Categoria(s)Arqueologia
ComentariosOrigem da imagem: Cláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, p. 168;
Images