Património

Lápide em mármore com dupla inscrição

LocalMoura / Moura
OrigemMoura
Entidade TitularMuseu Municipal de Moura ( n.º 223 / EPI 13)
DesignaçãoLápide em mármore com dupla inscrição
CronologiaSéc. XIII – inícios séc. XIV
Dimensões25 cm altura; 33 cm comprimento; 6 cm profundidade
DescriçãoLápide epigrafada de ambos os lados, usando mesmo tipo de escrita cursiva rudimentar, com alguns caracteres de dimensão desproporcionada e uso de sinais diacríticos. Tal denota uma utilização simultânea das duas faces, sendo visíveis, em ambas, as duas primeiras linhas da inscrição e o início de uma terceira. Uma apresenta a profissão da fé islâmica: "Não há deus senão Deus e Muhammad o enviado de Deus". Do outro lado, encontra-se uma inscrição com o lema dos Reis de Granada, a qual começou a ser usado após a rendição de Sevilha em 1248: "Não há vencedor senão Deus e não há força e não há poder senão em Deus". O uso deste tema demonstra as estreitas relações mantidas com a comunidade granadina. Esta lápide foi encontrada nas imediações do sítio identificado como sendo a maqbara (cemitério islâmico) de Moura. A característica das duas faces terem sido, aparentemente, gravadas em simultâneo é um caso raro. Segundo Artur Goulart de Melo Borges e Santiago Macias, poderia tratar-se de um ensaio de escrita ou de uma lápide funerária colocada na vertical e com a possibilidade de ser lida de ambos os lados.
BibliografiaMário Jorge Barroca, Epigrafia Medieval Portuguesa (862-1422), vol. III, Lisboa, FCG, FCT, 2000, p. 70; Artur Goulart de Melo Borges "Lápide com dupla inscrição. Mármore", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 254; Santiago Macias, "Moura na Baixa Idade Média: elementos para um estudo histórico e arqueológico", Arqueologia Medieval, 2, 1993, pp. 131, 139; Artur Goulart de Melo Borges e Santiago Macias, “Almocavar de Moura. Localização e Epigrafia”, Arqueologia Medieval, 1, 1992, pp. 67-68.
Categoria(s)Arqueologia
Comentariosorigem da imagem: Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 254;
Images