Património

Castelo Velho de Serpa

LocalSerpa / Serpa
DesignaçãoCastelo Velho de Serpa
CronologiaPeríodo Islâmico
DescriçãoO núcleo islâmico do espaço intra-muros de Serpa, designado por "Castelo Velho", corresponde ao bairro mais antigo da cidade, distinguindo-se pela planimetria irregular das ruas e delimitado pelo Palácio do Conde de Ficalho, a muralha norte, a alcáçoca, a Igreja de Santa Maria e a Torre do Relógio. A antiga mesquita localizar-se-ia no sítio onde mais tarde se implantou a Igreja de Santa Maria. Resta também a linha de muralhas e a informação sobre a existência de uma barbacã que passou à toponímia local sob a forma de nome de rua – a Rua da Barbacã. A fortificação de Serpa seria similar à de Salir ou Castro de Cola, sem possuir alcáçova anterior à conquista cristã, apontando para uma forma de organização comunitária. Na Porta Nova, foi encontrada uma inscrição em árabe, nos anos 40 do século XX, actualmente ilegível e que poderá ser uma lápide comemorativa, visto que, pelas dimensões e tipologia, não se aparenta com uma lápide funerária. Na zona extramuros, na área do actual Largo de São Paulo, foram encontrados materiais cerâmicos datados da segunda metade do séc. XI. A necrópole poderá ter-se localizado fora do povoado, junto à Porta Nova. Intervenções arqueológicas nos anos de 1984 e 1985 puseram a descoberto um espólio cerâmico datado dos séculos X-XII.
BibliografiaCláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, pp. 172-173; Miguel Rego, “A ocupação islâmica de Noudar", Arqueología Medieval, n.º 8, 2003, p. 76; Susana Gómez Martínez, Mathieu Grangé e Gonçalo Lopes, "A cerâmica islâmica no Alentejo", Arqueologia Medieval, 12, 2012, p. 114; António Monge Soares e José Rodrigues Braga, "Balanço provisório da intervenção arqueológica já realizada no Castelo de Serpa", Arquivo de Beja, 2ª série, vol. III, 1986, pp. 167-198; Conceição M. Lopes et al., Arqueologia do Concelho de Serpa, Serpa, Câmara Municipal de Serpa, 1997; Serpa, vila branca, Câmara Municipal de Serpa.
Linkshttp://igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/333297/

http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=579


Categoria(s)Arquitetura
ComentariosOrigem da imagem: Cláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, pp. 172-173;
Images