Património

Convento de Santo António (Igreja de São Francisco)

LocalSerpa / Serpa
DesignaçãoConvento de Santo António (Igreja de São Francisco)
Cronologia1463 (primeira edificação) 1502 (reedificação)
DescriçãoEdifício que se enquadra no tardo-gótico alentejano de cariz mudéjar, a sua construção foi inicialmente ordenada pelo Infante D. Fernando, 1º Duque de Beja, com o fim de abrigar frades franciscanos do convento de Xabregas. O senhorio passou para D. Manuel que, em 1502, deu ordens para a sua reconstrução. A igreja apresenta uma planta longitudinal, antecedida por uma galilé que, vazada por três arcos ogivais, coberta por telhado de duas águas enquadrado por merlões chanfrados e ritmada por contrafortes cilíndricos com coruchéus cónicos, revela-se um bom exemplo do manuelino-mudéjar alentejano.
BibliografiaPinho Leal, Portugal Antigo e Moderno, vol. IX, Lisboa, 1880; Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976; José Custódio Vieira da Silva, O Tardo-Gótico em Portugal, a Arquitectura no Alentejo, Lisboa, 1989; J. M. Graça Freixo, Memória Histórico-Económica de Serpa, Serpa, 1996.
Linkshttp://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/70394/
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=549


Categoria(s)Arquitetura
ComentariosOrigem da Imagem: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70394/
Images