Património

Pote de cerâmica vidrada com decoração a manganês

LocalSilves / Silves
OrigemSilves / Arrochela
Entidade TitularMuseu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS 00003)
DesignaçãoPote de cerâmica vidrada com decoração a manganês
CronologiaSécs. X-XI
Dimensões19,6 cm altura, 18,2 cm largura máxima; 11,4 cm diâmetro bordo; 10,8 cm diâmetro pé
DescriçãoPote em cerâmica, fabricado com pasta alaranjada, de textura muito homogénea e compacta, contendo elementos não plásticos. Tem bordo extrovertido, colo curto e corpo de forma subcilíndrica, assente em pé baixo e anelar, antecedido por uma carena. A superfície é revestida com uma camada de vidrado de cor castanha melada. A face exterior é decorada com elementos fitomórficos pintados a cor negra de manganés. Este recipiente seria possivelmente usado para guardar azeite ou água. Tem paralelos com um recipiente congénere oriundo das oficinas de Fustat, no Egipto, mas também com um outro de produção iraniana do séc. X, e ainda com um outro exemplar que integra a colecção "Madina" de Nova Iorque. A decoração deste pote, encontrado no interior de um silo na zona da Arrochela (AR.Q5/E15/C2-1), é similar à de algumas taças também ali depositadas, junto com uma série de recipientes quase completos e cerca de dois mil fragmentos de cerâmica. Por isso, a produção do pote e das outras peças encontradas seria possivelmente local, imitando modelos orientais.
BibliografiaMaria da Conceição Amaral, "Pote" in Discover Islamic Art. Place: Museum With No Frontiers, 2014; Rosa Varela Gomes, "Pote. Cerâmica", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 158; Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 59; Rosa Varela Gomes, Silves (Xelb), uma cidade do Gharb Al-Andalus: a zona da Arrochela, espaços e quotidianos (Trabalhos de Arqueologia, 53), Lisboa, IGESPAR, 2006, p. 226.
Linkshttp://www.discoverislamicart.org/database_item.php?id=object;ISL;pt;Mus01_B;15;pt

Categoria(s)Arqueologia
ComentariosOrigem da imagem: Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 59;
Images