Património

Taça vidrada com decoração a manganês

LocalSilves / Silves
OrigemSilves / Arrochela
Entidade TitularMuseu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS, AR. Q5/E15/C2-5)
DesignaçãoTaça vidrada com decoração a manganês
CronologiaSéc. X-XI
Dimensões8,1 cm altura, 24,6 cm diâmetro bordo; 9,6 diâmetro pé
DescriçãoTaça em cerâmica, fabricada com pasta rosada, de textura homogénea e compacta, contendo elementos não plásticos. Tem bordo espessado com lábio de secção semicircular demarcado por uma ligeira canelura. O corpo apresenta forma semi-hemisférica e assenta num pé anelar baixo. Toda a superfície é revestida por uma camada de vidrado melado. Na face interior, é decorada com motivos pintados a óxido de manganês, com tonalidade castanha escura, representando três palmetas paralelas, a do meio em sentido invertido em relação às outras duas. Esta peça foi descoberta nas escavações na zona da Arrochela, Silves.
BibliografiaRosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 60; Rosa Varela Gomes, Silves (Xelb), uma cidade do Gharb Al-Andalus: a zona da Arrochela, espaços e quotidianos (Trabalhos de Arqueologia, 53), Lisboa, IGESPAR, 2006, pp. 221-222; Idem, "Contributo para o estudo das cerâmicas com decoração a "verde e castanho" de Silves", Actas das 2ª Jornadas de Cerâmica Medieval e Pós-Medieval: Métodos e resultados para o seu estudo, Tondela, Câmara Municipal de Tondela, 1998, pp. 52-53.
Categoria(s)Arqueologia Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 60;
Images