Património

Taça em cerâmica com inscrição

LocalSilves / Silves
OrigemSilves / Arrochela
Entidade TitularMuseu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS, AR.Q5/CO-13/C3-1)
DesignaçãoTaça em cerâmica com inscrição
CronologiaSéc. XIII
Dimensões5,8 cm altura; 12 cm diâmetro
DescriçãoTaça em cerâmica, fabricada com pasta de cor clara, de textura muito homogénea e compacta, contendo elementos não plásticos. Tem bordo vertical com lábio de secção semicircular, corpo de forma hemisférica achatada e base plana. Ambas as superfícies apresentam decoração pintada de óxido de manganês, com uma tonalidade castanha escura, constituída por uma inscrição na face exterior e semicírculos na face interior. Esta peça foi encontrada nas escavações na zona da Arrochela.
BibliografiaRosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 130; Rosa Varela Gomes, "Taça com inscrição. Cerâmica", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 162; Idem, Silves (Xelb), uma cidade do Gharb Al-Andalus: a zona da Arrochela, espaços e quotidianos (Trabalhos de Arqueologia, 53), Lisboa, IGESPAR, 2006, p. 49.
Categoria(s)Arqueologia Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 130;
Images