Património

Cântaro com decoração pintada a vermelho

LocalSilves / Silves
OrigemSilves / Arrochela
Entidade TitularMuseu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS, AR.Q1/E4/C2-6)
DesignaçãoCântaro com decoração pintada a vermelho
CronologiaSéc. X-XI
Dimensões37 cm altura; 25,6 cm largura máxima; 12 cm diâmetro bordo; 15 cm diâmetro base
DescriçãoCântaro em cerâmica, fabricado com pasta rosada, de textura homogénea e compacta, contendo elementos não plásticos. Tem bordo espessado e demarcado com incisão, com lábio em bisel, colo cilíndrico, bojo gobular algo achatado, duas asas de secção rectangular e base ligeiramente convexa. A superfície apresenta decoração pintada a vermelho. O colo e o ombro são separados por uma linha horizontal seguida de uma sequência de faixa verticais preenchidas por círculos entrelaçados que se prolongam até uma outra linha horizontal, seguida por um cordão de círculos. O bordo ostenta uma sucessão de traços verticais e as asas são decoradas com traços verticais. Esta peça foi encontrada nas escavações na zona da Arrochela, Silves. Tal como uma panela que integra o acervo do museu (AR.Q1/E4/C2-2) e que pertencerá à mesma oficina, este cântaro revela influências formais e decorativas da cerâmica norte-africana.
BibliografiaRosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 60; Rosa Varela Gomes, Silves (Xelb), uma cidade do Gharb Al-Andalus: a zona da Arrochela, espaços e quotidianos (Trabalhos de Arqueologia, 53), Lisboa, IGESPAR, 2006, pp. 155-156.
Categoria(s)Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 60;
Images