Património

Taça esmaltada

LocalSilves / Silves
OrigemSilves / Arrochela
Entidade TitularMuseu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS, AR.Q1/E3/C1-5)
DesignaçãoTaça esmaltada
CronologiaSéc. XII-XIII
Dimensões6,8 cm altura; 22,2 cm diâmetro bordo; 7,4 cm diâmetro pé
DescriçãoTaça em cerâmica, fabricada com pasta rosada de textura muito homogénea e compacta, contendo elementos não plásticos. Tem bordo demarcado exteriormente por canelura com lábio de secção semicircular a biselado. O corpo tem forma troncocónica invertida carenada e está assente em pé anelar alto. A superfície interior é revestida com uma camada de esmalte de cor branca pouco aderente e sem brilho, apresentando manchas de cor verde clara, enquanto que a face exterior apresenta alterações no esmalte. Esta peça foi encontrada nas escavações na zona da Arrochela, Silves.
BibliografiaRosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 133; Rosa Varela Gomes, Silves (Xelb), uma cidade do Gharb Al-Andalus: a zona da Arrochela, espaços e quotidianos (Trabalhos de Arqueologia, 53), Lisboa, IGESPAR, 2006, pp. 105-107.
Categoria(s)Arqueologia Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 133;
Images