Património

Tinteiro esmaltado

LocalSilves / Silves
OrigemSilves / Arrochela
Entidade TitularMuseu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS, AR.Q1/E3/C1-23)
DesignaçãoTinteiro esmaltado
CronologiaSéc. XII-XIII
Dimensões3,8 cm altura; 4,8 cm largura máxima; 3 cm diâmetro bordo
DescriçãoTinteiro em cerâmica, fabricado com pasta bege clara, de textura homogénea e compacta, contendo elementos não plásticos. Tem bordo extrovertido com lábio de secção semicircular a biselado, corpo bitroncocónico com carena baixa e base ligeiramente convexa. A superfície é revestida por uma camada de esmalte aderente e com algum brilho, apresentando concreções de cor branca. No fundo interior apresenta vestígios de tinta preta decorrentes da sua função. Esta peça foi encontrada nas escavações na zona da Arrochela, Silves.
BibliografiaRosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 129; Rosa Varela Gomes, Silves (Xelb), uma cidade do Gharb Al-Andalus: a zona da Arrochela, espaços e quotidianos (Trabalhos de Arqueologia, 53), Lisboa, IGESPAR, 2006, pp. 106-107.
Categoria(s)Língua, literatura e tradição oral Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 129;
Images