Património

Metacarpo perfurado

LocalSilves / Silves
OrigemSilves
Entidade TitularMuseu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS Bib.03,M7(10))
DesignaçãoMetacarpo perfurado
CronologiaSéc. X-XIII
DescriçãoMetacarpo direito de asno com duas perfurações circulares na fase dorsal. Esta peça foi encontrada nas escavações arqueológicas realizadas num arrabalde islâmico da cidade de Silves, mais exactamente na zona onde foi erguida a Biblioteca Municipal. No mesmo contexto, foram encontrados vários outros exemplares de metápodos perfurados. Têm sido igualmente identificados peças similares noutros contextos do Garb, como nas regiões da Andaluzia e Valência, ou nas localidades portuguesas de Palmela, Mértola, Alcoutim, Paderne e Lisboa. Estudos recentes têm vindo a provar que, ao contrário de interpretações passadas, este tipo de peças em osso não corresponderia a instrumentos musicais. Prova disso são os diferentes estádios de desgaste das perfurações, aparentemente causados pela fricção continuada, progressiva e simultânea de um elemento externo. Num outro exemplar encontrado na mesma zona da Biblioteca Municipal de Silves (MMAS Bib. 04, Terras Caídas), é mesmo visível que o desgaste não se limita apenas ao bordo externo das perfurações como também à face interna da diáfise, sugerindo que tal desgaste tenha sido provocado pelo movimento rotativo e continuado de eixos circulares. Um outro exemplar (MMAS Bib.02,J2(06)) apresenta um depósito de coloração escura a revestir a área interna desgastada da face anterior da diáfise. Assim, Moreno-García et al. consideram que estes artefactos seriam provavelmente peças pertencente a um engenho mais complexo associado ao processamento de fibras têxteis.
BibliografiaMarta Moreno-García, Carlos M. Pimenta e Maria José Gonçalves, "Metápodos Perfurados do Gharb al-Ândaluz: Observações para a sua Compreensão", Xelb, 6 (Actas do 3º Encontro de Arqueologia do Algarve), vol. II, 2006, pp. 155-164.
Categoria(s)Arqueologia Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Marta Moreno-García, Carlos M. Pimenta e Maria José Gonçalves, "Metápodos Perfurados do Gharb al-Ândaluz: Observações para a sua Compreensão", Xelb, 6 (Actas do 3º Encontro de Arqueologia do Algarve), vol. II, 2006, pp. 155-164.
Images