Património

Capitel em mármore

LocalSilves / Silves
OrigemSilves
Entidade TitularMuseu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS, Cast.Q293/C2)
DesignaçãoCapitel em mármore
CronologiaSéc. XIII
Dimensões22 cm altura; 25x24 cm largura
DescriçãoCapitel em mármore com decoração em estilo coríntio. A coroa inferior apresenta uma sucessão de folhas de acanto largas e com a nervura central marcada por três sulcos, a partir dos quais se desenvolvem quatro outras folhas angulares, nas quais assenta o mesmo número de volutas. Entre as folhas angulares, encontram-se dois enrolamentos assimétricos que ladeiam o friso, rematado no ábaco por um elemento fitomórfico de carácter geométrico, o qual constitui o motivo central do friso superior. Este é ladeado por semi-ovais e duplos enrolamentos em forma de "S". O trépano foi usado pontualmente na decoração do capitel, conferindo-lhe contraste e jogos de sombra-luz. Esta peça foi encontrada, in situ, sobre a coluna, no Castelo de Silves (Cast.Q293/C2). O contexto que sugere uma cronologia tardia (séc. XIII), mas a sua tipologia formal e decorativa, seguindo os protótipos romanos, situa-o no início da presença islâmica em Silves. Assim, terá sido o caso de uma reutilização almoada de uma peça do século VIII-IX. Este capitel tem paralelo com exemplares existentes na Grande Mesquita omíada de Damasco.
BibliografiaRosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 101; Idem, Arquiteturas: Testemunhos Islâmicos em Portugal, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Aga Khan Trust for Culture, 2013, pp. 62-63.
Categoria(s)Arqueologia
ComentariosOrigem da Imagem: Arquiteturas: Testemunhos Islâmicos em Portugal, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Aga Khan Trust for Culture, 2013, pp. 62-63.
Images