Património

Amuneto "Mão de Fátima" em prata

LocalSilves / Silves
OrigemSilves
Entidade TitularMuseu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS, Silv.1 Q41/C2)
DesignaçãoAmuneto "Mão de Fátima" em prata
CronologiaSéc. XI-XII
Dimensões 2,3 cm altura, 1,5 cm largura
DescriçãoAmuleto em prata, com a forma de "Mão de Fátima", destinado a ser usado ao pescoço para protecção. Os cinco dedos da "Mão de Fátima" recordavam os cinco pilares do Islão e os três dedos centrais a grafia de "Allah" que, assim unidos, representavam o poder divino. Esta peça foi encontrada numa zona anexa ao Poço-Cisterna de Silves.
BibliografiaRosa Varela Gomes, "'Mão de Fátima'. Amuleto de prata", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 267; Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 71; Luís Maçarico, "A importância dos objectos para a leitura do passado. A chamada Mão de Fátima na cerâmica do al-Andalus. O olhar do antropólogo", Arqueologia Medieval, 12, 2012, pp. 185-191.
Categoria(s)Ourivesaria Vestuário e acessórios
ComentariosOrigem da Imagem: Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 71;
Images