Património

Cântaro decorado com pintura branca

LocalSilves / Silves
OrigemSilves
Entidade TitularMuseu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS, Cast.Q84/C3-1)
DesignaçãoCântaro decorado com pintura branca
CronologiaSéc. XII-XIII
Dimensões37 cm altura, 26,4 cm largura máxima; 9 cm diâmetro bordo; 10 cm diâmetro base
DescriçãoCântaro em cerâmica, de pasta avermelhada, de textura homogénea e compacta, contendo elementos não plásticos. Tem bordo alto e espessado demarcado por duas incisões, com lábio de secção semicircular. O colo é cilíndrico e curto, o corpo tem forma ovóide alongada e assenta numa base convexa. Tem duas asas verticais de secção rectangular. A superfície exterior é revestida com aguada de cor castanha escura, quase negra. Ostenta decoração pintada a branco. Uma linha preenche quase totalmente o bordo e três linhas horizontais demarcam o gargalo. No ombro, regista-se uma cartela delimitada por seis linhas (três de cada lado) preenchida por motivo ondulante com três cabos separados por seis séries de finos traços irregulares. A parte central do bojo é decorada com conjuntos de três arcos de volta perfeita. Esta peça foi encontrada no castelo de Silves.
BibliografiaRosa Varela Gomes, "Cântaro. Cerâmica", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 154; Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 63; Rosa Varela Gomes, Silves (Xelb), uma cidade do Gharb Al-Andalus: a Alcáçova (Trabalhos de Arqueologia, 35), Lisboa, Instituto Português de Arqueologia, 2003, pp. 386-387.
Categoria(s)Utensílios Hidráulica e irrigação
ComentariosOrigem da imagem: Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 63;
Images