Património

Púcaro com decoração pintada a branco

LocalSilves / Silves
OrigemSilves
Entidade TitularMuseu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS, Cast.Q39/C3-1)
DesignaçãoPúcaro com decoração pintada a branco
CronologiaSécs. XII-XIII
Dimensões14,4 cm altura; 11,2 cm diâmetro bordo; 7,2 cm diâmetro bordo.
DescriçãoPúcaro em cerâmica, fabricado com pasta avermelhada, de textura homogénea e compacta, contendo elementos não plásticos. Tem bordo algo inclinado para o interior, com lábio de secção semicircular, colo cilíndrico e alto, bojo globular achatado e duas asas verticais. Entre o gargalo e o corpo, encontra-se uma canelura. A superfície é decorada com pintura a branco: três linhas horizontais na parte superior do colo, uma outra linha a separá-lo do ombro, seguida de conjuntos de linhas diagonais delimitadas por mais um grupo de três linhas horizontais. Asas também apresenta vestígios de pintura a branco. Esta peça foi encontrada nas escavações no castelo de Silves.
BibliografiaRosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 64; Rosa Varela Gomes, Silves (Xelb), uma cidade do Gharb Al-Andalus: a Alcáçova (Trabalhos de Arqueologia, 35), Lisboa, Instituto Português de Arqueologia, 2003, pp. 389-390.
Categoria(s)Arqueologia Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 64;
Images