Património

Bule revestido de aguada negra e com decoração pintada a branco

LocalSilves / Silves
OrigemSilves
Entidade TitularMuseu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS, Cast.C2-11)
DesignaçãoBule revestido de aguada negra e com decoração pintada a branco
CronologiaSéc. XIII
Dimensões11,7 cm altura; 17 cm largura máxima; 14,4 diâmetro bordo; 8 cm diâmetro fundo
DescriçãoBule em cerâmica, fabricado com pasta avermelhada, de textura homogénea e compacta, contendo elementos não plásticos. Tem bordo boleado com carena, colo cilíndrico curto, corpo ovóide ligeiramente achatado, base ligeiramente convexa, uma asa vertical e, no extremo oposto, um bico vertedor de formato bitroncocónico. As superfícies apresentam aguada de cor negra, sendo a exterior decorada com linhas horizontais no bordo, colo e bojo pintadas a branco, tal como um conjunto de pequenos traços oblíquos no início do bojo. Esta peça foi encontrada nas escavações no castelo de Silves. No Museu Municipal de Silves conservam-se outros bules em cerâmica, também com corpo com caneluras mas com superfície de tonalidade esbranquiçada, igualmente descobertos durante os trabalhos arqueológicos no Castelo de Silves (Cast.C1-10; Cast.Q74/C2)
BibliografiaRosa Varela Gomes, "Cerâmicas Muçulmanas do Castelo de Silves", Xelb, 1, 1988, pp. 280-281; Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 94; Rosa Varela Gomes, Silves (Xelb), uma cidade do Gharb Al-Andalus: a Alcáçova (Trabalhos de Arqueologia, 35), Lisboa, Instituto Português de Arqueologia, 2003, pp. 311, 313.
Categoria(s)Hidráulica e irrigação
ComentariosOrigem da Imagem: Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 94
Images