Património

Jarra de colo alto decorada com pintura branca

LocalSilves / Silves
OrigemSilves
Entidade TitularMuseu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS, Cast.Q20/C2/U1-5)
DesignaçãoJarra de colo alto decorada com pintura branca
CronologiaSéc. XIII
Dimensões17,3 cm altura; 11 cm diâmetro máximo; 6 cm diâmetro bordo; 5 cm diâmetro pé
DescriçãoJarra em cerâmica, fabricada com pasta alaranjada, de textura homogénea e compacta, contendo elementos não plásticos. Tem bordo boleado, colo alto de forma troncocónica invertida ligeiramente convexo na parte superior, bojo globular algo achatado, duas asas verticais e pé baixo e anelar. As superfícies apresentam um tom mais escuro do que o núcleo. A face exterior é decorada com duas incisões junto ao início do corpo e com três conjuntos de linhas horizontais pintadas a branco, dois no colo, um a meio do corpo. Esta peça com encontrada nas escavações no castelo de Silves e integra uma classe de cerâmicas com características técnicas e decorativas bem definidas. Possivelmente, seria uma produção local.
BibliografiaRosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 93; Rosa Varela Gomes, Silves (Xelb), uma cidade do Gharb Al-Andalus: a Alcáçova (Trabalhos de Arqueologia, 35), Lisboa, Instituto Português de Arqueologia, 2003, pp. 340-341.
Categoria(s)Hidráulica e irrigação
ComentariosOrigem da imagem: Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 93;
Images