Património

Tambor

LocalSilves / Silves
OrigemSilves
Entidade TitularMuseu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS, Cast.Q3/C8-47)
DesignaçãoTambor
CronologiaSéc. VIII
Dimensões22 cm altura; 10,8 cm diâmetro
DescriçãoTambor em cerâmica, fabricado com pasta rosada, de textura homogénea e compacta, contendo elementos não plásticos. Reconstrução com base num fragmento correspondendo a uma porção do corpo, cilíndrico, e da campânula, com forma troncocónica invertida. O bordo é introvertido e quase plano superiormente, com lábio de secção semicircular. A ligação entre a campânula e o corpo é demarcada por uma canelura, onde possivelmente assentaria a pele. As superfícies são decoradas com pintura cor-de-laranja. O corpo ostenta uma composição decorativa constituída por quatro bandas verticais com dois motivos diferentes que alternam: um é uma retícula inserida em cartela, delimitada por dois traços largos, e outro uma linha ladeada por pequenos semicírculos preenchidos por ponteado irregular. A campânula apresenta, na face lateral, traços verticais irregulares e, na face superior, um motivo floral ou estrelar central, do qual partem treze conjuntos de três feixes radiais, sendo o bordo decorado com linhas entrelaçadas. Esta peça foi encontrada no Castelo de Silves. Trata-se de uma peça muito rara na Península Ibérica. Porém, são conhecidos exemplares formalmente próximos procedentes do Médio Oriente, nomeadamente de Susa, dos séculos VIII-IX. A pasta e a decoração revelam influências norte-africanas e têm paralelo noutras cerâmicas descobertas em Silves, o que permite ponderar tratar-se de uma produção local.
BibliografiaRosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 52; Rosa Varela Gomes, Silves (Xelb), uma cidade do Gharb Al-Andalus: a Alcáçova (Trabalhos de Arqueologia, 35), Lisboa, Instituto Português de Arqueologia, 2003, pp. 490-491; Idem, "Cerâmicas muçulmanas de Silves, dos séculos VIII e IX", Primeiras Jornadas de Cerâmica Medieval e Pós-Medieval: Métodos e Resultados para o seu Estudo, Tondela, Câmara Municipal de Tondela, 1995, pp. 27, 30.
Categoria(s)Música e dramaturgia Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 52;
Images