Património

Fragmento de arco

LocalSilves / Silves
OrigemSilves
Entidade TitularMuseu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS, Cast.Q217/C2)
DesignaçãoFragmento de arco
Cronologia1191-1248
Dimensões48 cm altura; 60 cm largura
DescriçãoConjunto de fragmentos de um arco polilobulado, em estuque (massa de cal e areia). Ostentam uma profusa decoração com motivos em relevo e incisos, nomeadamente um conjunto de palmetas e bolbos de lótus entre o vão do arco e a dupla moldura do alfiz. Apresenta restos de policromia, em tons de branco, negro e vermelho. Este arco situar-se-ia no vão de acesso à zona privada do Palácio Almoada do Castelo da alcáçova de Silves.
BibliografiaRosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 97; Idem, Arquiteturas: Testemunhos Islâmicos em Portugal, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Aga Khan Trust for Culture, 2013, pp. 86-87.
Categoria(s)Arqueologia Arquitetura
ComentariosOrigem da Imagem: Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes, Palácio Almoada da Alcáçova de Silves. Catálogo, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 2001, p. 97; Idem, Arquiteturas: Testemunhos Islâmicos em Portugal, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Aga Khan Trust for Culture, 2013, pp. 86-87.
Images