Património

Placa apotropaica em arenito

LocalSilves / Silves
OrigemSilves
Entidade TitularMuseu Municipal de Arqueologia de Silves
DesignaçãoPlaca apotropaica em arenito
CronologiaSéc. X
Dimensões25 cm altura; 83 cm comprimento; 10 cm profundidade
DescriçãoPlaca talhada em arenito vermelho (ou grés de Silves), com forma paralelepipédica, com funções mágico-religiosas. Possivelmente, teria integrado a muralhas da alcáçova, voltada a poente, ou mesmo feito parte de uma das suas portas. A iconografia apresenta motivos conotados com atributos propiciatórias e profiláticos, nomeadamente uma flor com cinco pétalas, a corda e uma porta com arco em ferradura, simbolizando a passagem entre dois mundos, o sagrado e o profano. Foi encontrada no castelo de Silves uma outra placa apotropaica e o fragmento de uma terceira, apresentando uma estrela de cinco pontas. Também em Albufeira, junto à "Porta da Alcáçova", foi descoberta uma placa que teria funções similares.
BibliografiaRosa Varela Gomes, "Placa apotropaica. Arenito", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 267; Idem, Arquiteturas: Testemunhos Islâmicos em Portugal, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Aga Khan Trust for Culture, 2013, pp. 66-67; Idem e Manuel Varela Gomes, "Placas apotropaicas do castelo de Silves", Homenagem ao Professor António Augusto Tavares, Lisboa, Instituto Oriental, 1997, pp. 141-151.
Categoria(s)Arqueologia Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Testemunhos Islâmicos em Portugal, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Aga Khan Trust for Culture, 2013, pp. 66-67;
Images