Património

Castelo de Alcantarilha

LocalSilves / Alcantarilha
DesignaçãoCastelo de Alcantarilha
CronologiaSéc. XII (construção da muralha)
DescriçãoAlcantarilha terá desempenhado uma função estratégica fundamental durante a época islâmica, situando-se na estrada que ligava as duas capitais islâmicas da província, Faro e Silves. Porém, o que hoje se conhece sobre a sua fase islâmica é muito reduzido. A fortificação islâmica foi profundamente adulterada pela reconstrução ordenada por D. Sebastião em 1573 e pelo terramoto de 1755. Desconhece-se quase tudo sobre a sua configuração medieval e uma parte significativa da muralha encontra-se oculta por construções posteriores. O mais importante troço conservado da muralha localiza-se na Travessa do Castelo, não se sabendo qual a sua cronologia exacta, apenas que não se assemelha minimamente com os castelos de taipa que marcam a época almóada. Nas ruas de Alcantarilhas, têm sido encontrados vários silos com materiais arqueológicos de diferentes períodos.
BibliografiaRosa Varela Gomes, Silves (Xelb), uma cidade do Gharb Al-Andalus: território e cultura (Trabalhos de Arqueologia, 23), Lisboa, Instituto Português de Arqueologia, 2002, p. 117; Valdemar Coutinho, Castelos, fortalezas e torres da região do Algarve, Faro, 1997; João Vasco Reis, Alcantarilha. Percursos no Tempo; Natércia Magalhães, Algarve – Castelos, Cercas e Fortalezas, Faro, 2008.
Linkshttp://igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/74120/
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=2824


Categoria(s)Arquitetura
ComentariosOrigem da Imagem: http://www.sulinformacao.pt/2016/01/silves-destaca-papel-do-castelo-de-alcantarilha-em-exposicao-documental/
Images