Património

Ribat da Arrifana

LocalAljezur / Aljezur
DesignaçãoRibat da Arrifana
CronologiaSéc. XII
DescriçãoSítio arqueológico localizado na Ponta da Atalaia, a cerca de um quilómetro a norte da Arrifana, interpretado como sendo um ribat (convento-fortaleza islâmico, ocupado por monges guerreiros). Segundo a tradição, teria sido fundado pelo mestre sufi Ibn Qasi em c. 1130. Porém, não existem evidências documentais que o provem. É constituído pelas ruínas de três mesquitas, com qiblas e os respectivos mihrab, estruturas habitacionais e da antiga madrasa (escola corânica). Foram identificados três momentos de construção. O mais antigo corresponde a um longo muro de orações que existiu na extremidade da Ponta da Atalaia. Ao segundo momento, corresponderia a construção das três mesquitas de planta quadrangular ou rectangular. No terceiro período, ter-se-iam dado as obras de ampliação ou renovação, conforme ilustra a grande mesquita situada no sector 1. Segundo o espólio encontrado, a ocupação islâmica situar-se-á em meados do séc. XII. O Ribat da Arrifana foi o segundo a ser descoberto na Península Ibérica, a seguir ao Ribat de Guardamar, em Alicante.
BibliografiaAhmed Tahiri, "Tavira y su entorno, cuna del misticismo popular en al-Andalus", Tavira Islâmica. Núcleo Islâmico Museu Municipal de Tavira, Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 2012, pp. 7-8; Maria José Gonçalves, "O Barlavento Algarvio", Arqueologia Medieval, 12, 2012, p. 167; Mário Varela Gomes e Rosa Varela Gomes, "O Ribat da Arrifana (Aljezur, Algarve): resultados da campanha de escavações de 2002", Revista Portuguesa de Arqueologia, vol. 7, n.º 1, 2004, pp. 483-573; Mário Varela Gomes, Vida e obra do mestre sufi da Arrifana, Aljezur, Município de Aljezur, 2007; Ribat da Arrifana. Cultura material e espiritualidade, Aljezur, Município de Aljezur, 2007.
Linkshttp://igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/13246353/
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=31965



Categoria(s)Arquitetura Arqueologia
ComentariosOrigem da imagem: Ahmed Tahiri, "Tavira y su entorno, cuna del misticismo popular en al-Andalus", Tavira Islâmica. Núcleo Islâmico Museu Municipal de Tavira, Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 2012, pp. 7-8;
Images