Património

Dirhames emirais

LocalLagos / Lagos
Entidade TitularMuseu Regional de Lagos
DesignaçãoDirhames emirais
CronologiaSéc. IX
DescriçãoDirhames do Emirato, encontrados no Algarve. Estes dirhames apresentam a estranha prática de terem um recorte de outra moeda introduzido em um ou dois orifícios. Existem notícias deste procedimento no ocidento do al-Andalus para o ano de 230 H. (844/5 d. C.), quando a população começou a cercear od dirhames, cortando fraudulentamente uma tira da sua orla. Assim, passados dez anos, a grande maioria das moedas aparecia com a orla recortada. Tal levou o poder central a estabelecer que o valor da moeda passaria a corresponder ao seu peso. Entretanto, os dirhames recortados continuaram em circulação. Os pequenos pedaços de dirham eram introduzidos em fendas ou orifícios abertos em moedas maiores, de modo a possibilitar a sua circulação.
BibliografiaJosé Rodrigues Marinho, “Testemunhos numismáticos do Algarve muçulmano”, Noventa Séculos entre a Serra e o Mar, Lisboa, IPPAR, 1997, pp. 471-472.
Categoria(s)Numismática
ComentariosOrigem da imagem: José Rodrigues Marinho, “Testemunhos numismáticos do Algarve muçulmano”, Noventa Séculos entre a Serra e o Mar, Lisboa, IPPAR, 1997, pp. 471-472.
Images