Património

Sítio de Monte Molião

LocalLagos / Monte Molião
DesignaçãoSítio de Monte Molião
DescriçãoLocalizado frente à baía de Alvor, nas proximidades de Lagos, Monte Molião teve ocupação desde a Idade do Ferro, com continuidade no período romano, visigótico e islâmico. Testemunhos da ocupação islâmica são uma cisterna, um alinhamentos de paredes e cerâmica exposta no Museu Regional de Lagos. Em finais do século XX, uma intervenção arqueológica pôs a descoberto um pequeno tramo de uma possível muralha de pedra seca que teria 1,1 metros de largura. Este achado permite colocar a hipótese de Monte Molião ter sido um povoado fortificado durante, pelo menos, a época islâmica.
BibliografiaHelena Catarino, "Castelos e território omíada na kura de Ocsonoba", Mil Anos de Fortificações na Península Ibérica e no Magreb (500-1500). Actas do Simpósio Internacional sobre Castelos, Lisboa, Edições Colibri / Câmara Municipal de Palmela, 2002, p. 34; Susana Estrela, “Monte Molião, Lagos: intervenção de emergência (1998) e problemas da gestão do património em sítios arqueológicos classificados”, Revista Portuguesa de Arqueologia, vol. 2, n.º 1, 1999, pp. 199-234.
Categoria(s)Arquitetura Arqueologia
ComentariosOrigem da imagem: https://www.google.pt/search?q=S%C3%ADtio+de+Monte+Moli%C3%A3o&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiZxdeajdzVAhVDvRoKHahAClcQ_AUICygC&biw=911&bih=393#imgrc=vJPV0BN2oIvbvM:
Images