Património

Torre sineira da igreja de São Clemente (antigo minarete)

LocalLoulé / Loulé
DesignaçãoTorre sineira da igreja de São Clemente (antigo minarete)
CronologiaSécs. XI-XII
Dimensões4,2 metros lado, 22,7 metros altura
DescriçãoA torre sineira da Igreja de São Clemente é um dos pouco minaretes ainda existentes em Portugal. O coroamento e parte substancial da torre são posteriores ao período islâmico mas a forma de organização da silharia no embasamento de alvenaria calcária, a localização da torre face à igreja e a própria orientação do edifício denunciam as suas origens. Assim, a igreja teria sido construída no lugar onde se tinha erguido a mesquita aljama da cidade de al-Ulya. Outras evidências encontram-se no enrolar para a esquerda da escada no interior da torre, na sua planta quadrada e no altar lateral da igreja que parece esconder o mihrab. Além disso, a rápida construção da igreja de S. Clemente – Loulé é conquistada em 1249 e a igreja já existe em 1252 – indiciam esse aproveitamento do templo islâmico.
BibliografiaCláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, p. 212; Helena Catarino, O Algarve Islâmico. Roteiro por Faro, Loulé. Silves e Tavira, Faro, Comissão de Coordenação da Região do Algarve, 2002, pp. 25-26; Cristina Garcia, "Minarete de Loulé", in Discover Islamic Art. Place: Museum With No Frontiers, 2014; Henrique Marreiros Varela et al., “A igreja matriz de Loulé. Um templo pré-gótico ou uma mistura de vários estilos?”, al-'Ulyia, n.º 2, 1993, pp. 155-185; Susana Carrusca, Loulé. O património artístico, Loulé, 2001; Francisco Lameira e Pedro Serra, Igreja Matriz de S. Clemente. Loulé; I. Luzia, "Testemunhos da ocupação islâmica em al-'Ulyá: estruturas e cerâmicas", Xelb, 4, 2003, pp. 220-234; Santiago Macias, "Porta da Vila", Terras da Moura Encantada. Arte Islâmica em Portugal, Porto, 1999, pp. 142-143.
Linkshttp://igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/70412/
http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=2900
http://www.discoverislamicart.org/database_item.php?id=monument;ISL;pt;Mon01;12;pt


Categoria(s)Arquitetura Culto religioso
ComentariosOrigem da Imagem: Cláudio Torres e Santiago Macias, O legado islâmico em Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 1998, p. 212;
Images