Património

Jarrinha de colo alto e estreito, decorada com pintura branca

LocalLoulé / Loulé
OrigemLoulé
Entidade TitularMuseu Municipal de Arqueologia de Loulé (1.9.1076)
DesignaçãoJarrinha de colo alto e estreito, decorada com pintura branca
CronologiaSéc. XI-XII
Dimensões14,9 cm altura conservada do corpo; 12 cm altura conservada do gargalo; 6,5 cm diâmetro bordo; 16,4 cm diâmetro máximo
DescriçãoJarrinha em cerâmica, cujo colo encontra-se parcialmente mutilado, bem como a base. É fabricada com pasta de cor de vinho acastanhada com núcleo laranja escuro, de textura compacta. Tem bordo triangular seguido de estrangulamento e a porção de colo conservada apresenta paredes convexas também seguido de estrangulamento. O corpo é globular e ligeiramente achatado, com uma finíssima moldura excisa na ligação entre o ombro e a pança. Possui duas asas de rolo, também ligeiramente achatadas. As superfícies do colo e do ombra apresentam uma composição decorativa pintada a branco. Na parte superior do colo, encontra-se uma banda geométrica combinando traços horizontais, ponteado e segmentos de círculo. As caneluras do colo são também destacadas com dois traços horizontais. O início do ombro é decorado com uma linha horizontal seguida de um motivo em ziguezague que antecede uma composição similar à que se encontra na parte superior do colo. As asas são decoradas com um traço vertical que se prolonga pela parte interior da pança. Esta peça foi encontrada no sítio da Cerca do Convento, no centro histórico de Loulé.
BibliografiaIsabel Luzia, "Loiça de Mesa", Cerâmicas Islâmicas da Cerca do Convento / Loulé, Loulé, Câmara Municipal de Loulé, 2003, p. 59.
Categoria(s)Hidráulica e irrigação
ComentariosOrigem da imagem: Isabel Luzia, "Loiça de Mesa", Cerâmicas Islâmicas da Cerca do Convento / Loulé, Loulé, Câmara Municipal de Loulé, 2003, p. 59.
Images