Património

Panela decorada com pintura branca

LocalLoulé / Loulé
OrigemLoulé
Entidade TitularMuseu Municipal de Arqueologia de Loulé (1.9.1084)
DesignaçãoPanela decorada com pintura branca
CronologiaSéc. XI-XII
Dimensões23,8 cm altura; 14,3 cm diâmetro bordo; 25 cm diâmetro máximo; 14,6 cm diâmetro base
DescriçãoPanela em cerâmica, fabricada com pasta de cor laranja de textura compacta. Tem bordo triangular, colo curto ligeiramente evasé, corpo globular com moldura excisa na ligação entre o ombro e a pança, duas asas de fita verticais e base ligeiramente convexa. Ostenta decoração pintada a branco: três linhas horizontais no colo e outras três na parte superior da pança, entre as quais se desenvolvem três grupos de dez traços verticais irregulares divididos em duas séries de cinco. Esta peça foi encontrada no sítio da Cerca do Convento, no centro histórico de Loulé. Tem paralelo decorativo com uma outra peça encontrada no mesmo contexto (n.º Inv. 1.9.1086).
BibliografiaIsabel Luzia, "Loiça de Cozinha", Cerâmicas Islâmicas da Cerca do Convento / Loulé, Loulé, Câmara Municipal de Loulé, 2003, p. 31; Idem, "Testemunhos da Ocupação Islâmica em Al-'Ulyá. Estruturas e cerâmicas", Xelb, 4 (Actas do 1º Encontro de Arqueologia do Algarve, 2003, pp. 227-229.
Categoria(s)Arqueologia Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Isabel Luzia, "Loiça de Cozinha", Cerâmicas Islâmicas da Cerca do Convento / Loulé, Loulé, Câmara Municipal de Loulé, 2003, p. 31;
Images