Património

Cantil do "gato"

LocalTavira / Tavira
OrigemTavira
Entidade TitularMuseu Municipal de Tavira (BNU-96-12-2)
DesignaçãoCantil do "gato"
CronologiaSéc. XI
Dimensões21 cm altura, 19 cm diâmetro
DescriçãoCantil em cerâmica de pasta laranja, bastante fina e com elementos não plásticos de pequena e média dimensão. Falta o colo e parte do corpo globular. Tem duas asas de secção ovóide. A superfície é engobada a vermelho e decorada com pintura a barbotina branca: uma das faces apresenta a cabeça de um gato, representando as asas as orelhas; a outra face é decorada com motivos de espinhas de peixe. Esta peça foi encontrada no edifício do BNU, em Tavira, no mesmo contexto do chamado "vaso de Tavira".
BibliografiaManuel Maia e Maria Maia, "Cantil. Cerâmica", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 153; Idem, “Cantil do Gato”, Tavira Islâmica. Núcleo Islâmico Museu Municipal de Tavira. Catálogo, Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 2012, pp. 56-57; Maria Garcia Pereira Maia, Lendas das Mouras Encantadas de Tavira. Catálogo de esposição, Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 1999, pp. 37-39; Maria Maia, “Floreira”, Tavira: Território e Poder, Tavira, Lisboa, Câmara Municipal de Tavira, Museu Nacional de Arqueologia, 2003, p. 301.
Categoria(s)Utensílios Hidráulica e irrigação
ComentariosOrigem da imagem:“Cantil do Gato”, Tavira Islâmica. Núcleo Islâmico Museu Municipal de Tavira. Catálogo, Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 2012, pp. 56-57;
Images