Património

Floreira com decoração pintada a branco

LocalTavira / Tavira
OrigemTavira
Entidade TitularMuseu Municipal de Tavira (BNU-96-12-3)
DesignaçãoFloreira com decoração pintada a branco
CronologiaSéc. XI
Dimensões15 cm altura; 22,5 cm diâmetro bordo
DescriçãoFloreira em cerâmica, fabricada com pasta fina com elementos não plásticos de pequena dimensão. Tem bordo alargado e corpo troncocónico. Apresenta perfurações na base e abaixo do bordo, estas últimas destinadas à suspensão da peça. Toda a superfície foi revestida com engobe. A face exterior ostenta motivos decorativos pintados com aguada branca: na metade superior, uma faixa com conjuntos de traços verticais delimitados por linhas horizontais, à qual se sucede uma outra faixa que se prolonga até ao fim do corpo da peça, com uma linha ondulante rodeada por conjuntos de traços verticais. O corpo apresenta ainda três cordões horizontais incisos na metade superior. Esta peça foi encontrada em escavações no edifício do BNU, em Tavira. Apresenta bastantes semelhanças técnicas com o chamado "Vaso de Tavira", tendo sido recolhida nas proximidades e no mesmo nível arqueológico. Maria Maia coloca a hipótese de ambas as peças terem feito parte do mobiliário do mesmo lar.
BibliografiaMaria Garcia Pereira Maia, Lendas das Mouras Encantadas de Tavira. Catálogo de esposição, Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 1999, pp. 25-26; Manuel Maia e Maria Maia, "Vaso. Cerâmica", Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo. Catálogo de exposição, Lisboa, IPM, MNA, 1998, p. 99; Idem, “Floreira”, Tavira Islâmica. Núcleo Islâmico Museu Municipal de Tavira. Catálogo, Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 2012, p. 54; Maria Maia, “Floreira”, Tavira: Território e Poder, Tavira, Lisboa, Câmara Municipal de Tavira, Museu Nacional de Arqueologia, 2003, p. 300.
Categoria(s)
ComentariosOrigem da Imagem: Floreira”, Tavira: Território e Poder, Tavira, Lisboa, Câmara Municipal de Tavira, Museu Nacional de Arqueologia, 2003, p. 300.
Images