Património

Cântaro decorado com pintura branca

LocalTavira / Tavira
OrigemTavira
Entidade TitularMuseu Municipal de Tavira (BNU-96-20-6)
DesignaçãoCântaro decorado com pintura branca
CronologiaSéc. XI
Dimensões28,8 cm altura conservada; 30 cm diâmetro máximo
DescriçãoCântaro em cerâmica, fabricado com pasta arenosa. Apenas conserva o colo, parte do corpo e duas asas verticais. Tem bordo em aba, colo cilíndrico e corpo globular. A superfície é revestida com engobe de tom acastanhado e decorada com motivos pintados a aguarda branca. Uma sucessão de linhas horizontais decora o colo. O ombro ostenta uma faixa emoldurada por dois grupos de três linhas horizontais, compreendendo um outro grupo de três linhas paralelas onduladas, formando dois arcos ligados entre si, cuja ligação é demarcada por uma faixa vertical composta por uma sucessão de pequenos traços também verticais. O interior dos arcos é decorado com dois grupos paralelos de pequenos traços verticais. As linhas que compõem os arcos prolongam-se no sentido vertical pelo resto do corpo da peça, ultrapassando a faixa do ombro. Um grupo de três linhas paralelas também corta verticalmente o resto do corpo. Esta peça foi encontrada nas escavações realizadas no antigo edifício do Banco Nacional Ultramarino, em Tavira.
BibliografiaMaria Maia, “Cântaro”, Tavira: Território e Poder, Tavira, Lisboa, Câmara Municipal de Tavira, Museu Nacional de Arqueologia, 2003, p. 302.
Categoria(s)Utensílios Hidráulica e irrigação
ComentariosOrigem da imagem:Maria Maia, “Cântaro”, Tavira: Território e Poder, Tavira, Lisboa, Câmara Municipal de Tavira, Museu Nacional de Arqueologia, 2003, p. 302.
Images