Património

Candeia de pé alto vidrada a verde

LocalTavira / Tavira
OrigemTavira
Entidade TitularMuseu Municipal de Tavira (GL-99-13-3)
DesignaçãoCandeia de pé alto vidrada a verde
CronologiaSéc. XII-XIII
Dimensões11 cm altura; 12,6 cm diâmetro base
DescriçãoCandeia em cerâmica, fabricada com pasta de cor clara de textura compacta, com elementos não plásticos de média dimensão. É constituída por um pé troncocónico com duas nervuras em anel e duas caneluras, assente num prato de bordo elevado, e por um depósito circular com um bico onde se colocava o pavio e, do lado oposto, o arranque de uma asa que o ligava ao prato. Toda a superfície é revestida com uma camada de vidrado verde. Esta peça foi encontrada em escavações em escavações no Palácio da Galeria, em Tavira.
BibliografiaMaria Maia, “Candeia de pé alto”, Tavira: Território e Poder, Tavira, Lisboa, Câmara Municipal de Tavira, Museu Nacional de Arqueologia, 2003, p. 309; Maria Maia e Manuel Maia, “Candeia de pé alto”, Tavira Islâmica. Núcleo Islâmico Museu Municipal de Tavira. Catálogo, Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 2012, pp. 108-109.
Categoria(s)Iluminação
ComentariosOrigem da Imagem: Maria Maia, “Candeia de pé alto”, Tavira: Território e Poder, Tavira, Lisboa, Câmara Municipal de Tavira, Museu Nacional de Arqueologia, 2003, p. 309;
Images