Património

Fragmento de pia de abluções vidrada a verde, com decoração estampilhada

LocalTavira / Tavira
OrigemTavira
Entidade TitularMuseu Municipal de Tavira (GL-99-14-6)
DesignaçãoFragmento de pia de abluções vidrada a verde, com decoração estampilhada
CronologiaSéc. XII-XIII
Dimensões20 cm altura máxima; 44 cm largura máxima
DescriçãoFragmento de pia de abluções ou de queimador (parte do corpo e da base), fabricada com pasta bege alaranjada de textura pouco compacta e com elementos não plásticos. A peça original teria um formato hexagonal e bordo extrovertido com lábio de secção triangular. A superfície interior, revestida com uma camada de vidrado verde, apresenta decoração estampilhada com motivos arquitectónicos e pseudo-epigráficos. A meio de cada uma das faces, apresenta orifícios circulares que comunicam com as arcarias, vazadas, abertas nas paredes laterais. O fundo é decorado com arabescos constituídos por flores de lótus intercaladas com bolbos na mesma flor. O centro da composição é uma cruz. Esta peça foi encontrada em escavações no Palácio da Galeria, em Tavira.
BibliografiaMaria Maia e Manuel Maia, “Pia de abluções (al-tass)”, Tavira Islâmica. Núcleo Islâmico Museu Municipal de Tavira. Catálogo, Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 2012, p. 96; Maria Maia, “Al-Tass”, Tavira: Território e Poder, Tavira, Lisboa, Câmara Municipal de Tavira, Museu Nacional de Arqueologia, 2003, p. 308.
Categoria(s)Utensílios Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Maria Maia, “Al-Tass”, Tavira: Território e Poder, Tavira, Lisboa, Câmara Municipal de Tavira, Museu Nacional de Arqueologia, 2003, p. 308.
Images