Património

Fragmento de bocal de poço (?) com decoração a corda seca total

LocalTavira / Tavira
OrigemTavira
Entidade TitularMuseu Municipal de Tavira (MMT00000292)
DesignaçãoFragmento de bocal de poço (?) com decoração a corda seca total
Cronologia2ª metade séc. XII
Dimensões36,5 cm altura; 37 cm diâmetro bordo
DescriçãoFragmento cerâmico, possivelmente pertencente a um bocal de poço. Foi fabricado com pasta heterogénea de cor rosada, de textura granular e consistência compacta. Apresenta bordo vertical, lábio em aba e corpo cilíndrico. A superfície é decorada com a técnica de corda seca total. Na banda superior, ostenta um motivo epigráfico: a palavra al-yumn ("felicidade") em cursivo. A esta segue-se uma outra banda com motivos fitomórficos que antecedem uma representação zoomórfica (provavelmente um cervídeo). Esta peça foi encontrada em escavações na Pensão Castelo, em Tavira. A sua identificação como fragmento de um bocal de poço não é segura dado que, normalmente, estes apresentam dimensões maiores. Assim, também se pode ponderar a hipótese de se tratar do fragmento de uma pia. A decoração em corda seca total com motivos epigráficos é geralmente realizada com caracteres cúficos e não em cursivo, como ostenta esta peça, sendo apenas conhecidos três exemplares com estas características, um deles localizado em Ceuta.
BibliografiaSandra Cavaco e Jaquelina Covaneiro, “Bocal de poço (?) com motivos epigráficos e fitomórficos em corda seca total”, Tavira Islâmica. Núcleo Islâmico Museu Municipal de Tavira. Catálogo, Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 2012, pp. 80-81; Lília Basílio, Maria João Neves e Miguel Almeida, “Os materiais cerâmicos da 'Lixeira 2' e da 'Pensão Castelo' – Novos dados sobre a ocupação islâmica de Tavira”, Xelb, 6 (Actas do 3º Encontro de Arqueologia do Algarve), vol. II, 2006, pp. 105-114.
Categoria(s)Hidráulica e irrigação
ComentariosOrigem da imagem: Sandra Cavaco e Jaquelina Covaneiro, “Bocal de poço (?) com motivos epigráficos e fitomórficos em corda seca total”, Tavira Islâmica. Núcleo Islâmico Museu Municipal de Tavira. Catálogo, Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 2012, pp. 80-81;
Images