Património

Torre de roca em osso

LocalTavira / Tavira
OrigemTavira
Entidade TitularMuseu Municipal de Tavira (MMT00002803)
DesignaçãoTorre de roca em osso
Cronologia1ª metade do séc. XIII
Dimensões9,5 cm comprimento; 2,6 cm largura máxima
DescriçãoTorre de roca em osso, com decoração incisa. Não se encontra completa, mas conserva-se uma parte ligeiramente esférica unida a uma outra parte de formato cilíndrico, ambas profusamente decoradas com motivos compostos por linhas, usadas para definir molduras, círculos isolados, dispostos em linha ou agrupados e elipses e semicírculos. Esta peça foi encontrada em escavações em Bela Fria, Tavira. No acervo do Museu Municipal de Tavira, encontram-se várias outras torres de roca fabricadas em osso, com diferentes tipos de decoração, mais ou menos extensiva, e encontradas em contextos diversos, como o Palácio da Galeria ou o Convento da Graça.
BibliografiaJaquelina Covaneiro e Sandra Cavaco, “Torre de roca”, Tavira Islâmica. Núcleo Islâmico Museu Municipal de Tavira. Catálogo, Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 2012, p. 113; Idem, “Osso trabalhado de época almóada (Tavira)”, Xelb, 9 (Actas do 6º Encontro de Arqueologia do Algarve), 2009, p. 712.
Categoria(s)Arqueologia Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Jaquelina Covaneiro e Sandra Cavaco, “Torre de roca”, Tavira Islâmica. Núcleo Islâmico Museu Municipal de Tavira. Catálogo, Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 2012, p. 113;
Images