Património

Fragmento de torre de roca com representação antropomórfica

LocalTavira / Tavira
OrigemTavira
Entidade TitularMuseu Municipal de Tavira (MMT00002808)
DesignaçãoFragmento de torre de roca com representação antropomórfica
Cronologia2ª metade séc. XII – 1ª metade séc. XIII
Dimensões2,3 cm altura; 2,1 cm largura
DescriçãoFragmento de torre de roca fabricada em osso. É decorada com uma representação antropomórfica incisa e salientada por uma coloração negra, possivelmente a carvão. A boca é definida por um orifício circular delimitado superiormente por uma meia-lua. Outros dois orifícios circulares representam os olhos, delimitados por incisões em formato amendoado para completar o efeito e, acima, por dois semicírculos simulando as sobrancelhas. Este motivo é moldurado superiormente por uma linha horizontal incisa. Esta peça foi encontrada em escavações no Convento da Graça, em Tavira, e tem paralelo noutras peças identificadas em Córdova.
BibliografiaJaquelina Covaneiro e Sandra Cavaco, “Fragmento de torre de roca com representação antropomórfica”, Tavira Islâmica. Núcleo Islâmico Museu Municipal de Tavira. Catálogo, Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 2012, pp. 114-115; Idem, “Osso trabalhado de época almóada (Tavira)”, Xelb, 9 (Actas do 6º Encontro de Arqueologia do Algarve), 2009, p. 712; Eduardo Ruiz Nieto, “Representaciones antropomorfas hispanomusulmanas sobre hueso”, Annales de Arqueología Cordobesa, n.º 12, 2001, pp. 385-396.
Categoria(s)Arqueologia Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Tavira Islâmica. Núcleo Islâmico Museu Municipal de Tavira. Catálogo, Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 2012, pp. 114-115;
Images