Património

Elemento decorativo zoomórfico

LocalTavira / Tavira
OrigemTavira
Entidade TitularMuseu Municipal de Tavira (MMT00002873)
DesignaçãoElemento decorativo zoomórfico
Cronologia2ª metade séc. XII – 1ª metade séc. XIII
Dimensões1,5 cm comprimento, 2,1 cm largura
DescriçãoElemento decorativo plástico em cerâmica, que deveria integrar a asa de uma talha, modelado de forma a parecer a cabeça e o pescoço curvado de um animal. Toda a superfície é revestida com uma camada de vidrado verde. De cada lado, foi aplicada uma pequena pastilha circular. Na extremidade proximal, realizada com uma maior concentração de vidrado, apresenta um pequena crina que termina junto a um apêndice cónico que poderá representar um chifre. Na extremidade distal, foi aplicado um pequeno rolo plástico, aparentemente a cobrir os olhos da figura. Esta peça funcionaria como uma protecção mágica da água contida na talha. Foi encontrada nas escavações no Convento da Graça, em Tavira, e tem paralelos com outras peças descobertas na alcáçova de Mértola e em Silves.
BibliografiaSandra Cavaco e Jaquelina Covaneiro, “Figura zoomórfica”, Tavira Islâmica. Núcleo Islâmico Museu Municipal de Tavira. Catálogo, Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 2012, pp. 92-93.
Categoria(s)Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Sandra Cavaco e Jaquelina Covaneiro, “Figura zoomórfica”, Tavira Islâmica. Núcleo Islâmico Museu Municipal de Tavira. Catálogo, Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 2012, pp. 92-93.
Images