Património

Tabuleiro de jogo de "alquerque de nove"

LocalAlcácer do Sal / Alcácer do Sal
OrigemAlcácer do Sal
Entidade TitularMuseu Municipal Pedro Nunes ?
DesignaçãoTabuleiro de jogo de "alquerque de nove"
CronologiaPeríodo Islâmico
DescriçãoFragmento de tijoleira de cor vermelha, fabricada com uma pasta cuja composição denuncia ser uma produção local. Numa das faces, apresenta um conjunto de linhas incisas rectilíneas e entrecruzadas. Trata-se de tabuleiro de jogo de "alquerque de nove". Esta peça foi encontrada à superfície, numa área habitacional tardo-islâmica, no interior do Castelo de Alcácer do Sal. É um achado único na região do Baixo Sado mas tem paralelos com outros tabuleiros encontrados noutros contextos, nomeadamente em Mértola, no Castelo Velho de Alcoutim (ambos em xisto), em Castro da Cola (uma lápide funerária também aproveitada para tabuleiro de jogo) e em Silves (arenito). Em Castelo de Vascos, Toledo, foi encontrado um conjunto de cinco tabuleiros móveis, em tijoleira, muito semelhantes ao de Alcácer.
BibliografiaAntónio Cavaleiro Paixão, João Carlos Faria e António Rafael Carvalho, "Contributo para o estudo da ocupação muçulmana no castelo de Alcácer do Sal: o Convento de Aracoelli", Arqueologia Medieval, 7, 2001, pp. 203-205.
Categoria(s)Recreio e jogos Arqueologia
ComentariosNão sei se a peça se encontra realmente exposta no Museu Municipal de Alcácer. Origem da imagem: António Cavaleiro Paixão, João Carlos Faria e António Rafael Carvalho, "Contributo para o estudo da ocupação muçulmana no castelo de Alcácer do Sal: o Convento de Aracoelli", Arqueologia Medieval, 7, 2001, pp. 213.
Images