Património

Cântaro de pasta vermelha e decoração pintada a branco

LocalTavira / Tavira
OrigemTavira
Entidade TitularMuseu Municipal de Tavira (MMT00003388)
DesignaçãoCântaro de pasta vermelha e decoração pintada a branco
Cronologia2ª metade séc. XII – 1ª metade séc. XIII
Dimensões41 cm altura; 31 cm largura máxima; 18 cm diâmetro base
DescriçãoCântaro em cerâmica, fabricado com pasta avermelhada de núcleo acinzentado, de textura arenosa e consistência compacta. O bordo e parte do colo encontram-se mutilados. Tem colo troncocónico recto, corpo piriforme invertido, base convexa e duas asas verticais em fita, com depressão central. A superfície é decorada com pintura a branco: linhas horizontais no colo e outras três no ombro, as quais servem de moldura superior de uma área com três meandros horizontais paralelos preenchidos por conjuntos de traços verticais e moldurados inferiormente por outras três linhas horizontais, de onde partem conjuntos de três traços verticais que se prolongam até à base. Esta peça foi encontrada em escavações na Horta dos Mouros, Tavira.
BibliografiaSandra Cavaco e Jaquelina Covaneiro, “Cântaro de pasta vermelha e pintura branca”, Tavira Islâmica. Núcleo Islâmico Museu Municipal de Tavira. Catálogo, Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 2012, pp. 82-83.
Categoria(s)Utensílios Hidráulica e irrigação
ComentariosOrigem da imagem:Sandra Cavaco e Jaquelina Covaneiro, “Cântaro de pasta vermelha e pintura branca”, Tavira Islâmica. Núcleo Islâmico Museu Municipal de Tavira. Catálogo, Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 2012, pp. 82-83.
Images