Património

Fragmento de talha com decoração estampilhada

LocalTavira / Tavira
OrigemTavira
Entidade TitularMuseu Municipal de Tavira (MMT00003416)
DesignaçãoFragmento de talha com decoração estampilhada
Cronologia2ª metade séc. XII – 1ª metade séc. XIII
Dimensões58,4 cm diâmetro máximo do bojo; 16,8 cm diâmetro colo
DescriçãoFragmento de talha em cerâmica, correspondendo à parte superior do corpo e ao arranque do colo. Fabricada com pasta de cor castanha muito clara, de textura granular e consistência compacta. O corpo tem formato pirirforme invertido curvo e apresenta o arranque de uma asa vertical tipo barbatana de tubarão. A superfície externa é revestida com uma camada de vidrado verde e integralmente decorada com motivos estampilhados: uma rede de rombos no início do colo; uma estampilha circular contendo uma flor de cinco pétalas no arranque da asa; no corpo, uma banda de arcaria incisa coroada por arcos contendo a khamsa (mão de Fátima), seguida de fiadas de rede de rombos alternadas com fiadas de estrelas de oito pontas entrelaçadas, contendo flores de oito pétalas, sucedendo-se uma nova fiada de arcaria. Esta peça foi encontrada em escavações na Horta dos Mouros, Tavira.
BibliografiaJaquelina Covaneiro e Sandra Cavaco, “Fragmento de talha com motivos geométricos, fitomórficos e khamsa estampilhados”, Tavira Islâmica. Núcleo Islâmico Museu Municipal de Tavira. Catálogo, Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 2012, pp. 86-87; Luís Maçarico, "A importância dos objectos para a leitura do passado. A chamada Mão de Fátima na cerâmica do al-Andalus. O olhar do antropólogo", Arqueologia Medieval, 12, 2012, pp. 185-191; Abdallah Kwahli. "A Mão de Fátima e a sua Representação na Arte Hispano-Muçulmana. Cerâmica estampilhada de Mértola", Arqueologia del Entorno del Bajo Guadiana. Actas del Encuentro Internacional de Arqueologia del Suroeste, Huelva, 1994, pp. 605-618.
Categoria(s)Utensílios
ComentariosOrigem das imagens: Jaquelina Covaneiro e Sandra Cavaco, “Fragmento de talha com motivos geométricos, fitomórficos e khamsa estampilhados”, Tavira Islâmica. Núcleo Islâmico Museu Municipal de Tavira. Catálogo, Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 2012, pp. 86-87;
Images