Património

Tampa com perfurações e pintura a branco

LocalTavira / Tavira
OrigemTavira
Entidade TitularMuseu Municipal de Tavira (MMT00003421)
DesignaçãoTampa com perfurações e pintura a branco
Cronologia2ª metade séc. XII
Dimensões7,8 cm altura; 25 cm diâmetro bordo
DescriçãoTampa em cerâmica, fabricada com pasta de cor cinzenta avermelhada com de textura homogénea e vacuolar e consistência média. Tem bordo vertical, lábio arredondado, corpo troncocónico invertido e topo convexo com elemento de preensão central que, entretanto, desapareceu. O corpo ostenta várias aberturas destinadas à saída de vapor, nomeadamente uma fiada de orifícios em torno da pega que serve de moldura a nove rasgões verticais e, entre estes, na parte inferior, outra fiada de orifícios. A superfície é decorada com pintura a branco: conjuntos de traços verticais a branco entre o lábio e a carena; elementos fitomórficos ou geométricos entre a carena e os rasgões; uma linha unindo os rasgões, que passa por debaixo da fiada de orifícios e uma meia lua de cada lado dos rasgões. Esta peça foi encontrada em escavações na Horta dos Mouros, Tavira.
BibliografiaSandra Cavaco e Jaquelina Covaneiro, “Tampa com perfurações para saída do vapor e pintura a branco”, Tavira Islâmica. Núcleo Islâmico Museu Municipal de Tavira. Catálogo, Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 2012, p. 67.
Categoria(s)Arqueologia Utensílios
ComentariosOrigem da imagem: Sandra Cavaco e Jaquelina Covaneiro, “Tampa com perfurações para saída do vapor e pintura a branco”, Tavira Islâmica. Núcleo Islâmico Museu Municipal de Tavira. Catálogo, Tavira, Câmara Municipal de Tavira, 2012, p. 67.
Images