Património

Torre d'Aires ou Torre de Ares

LocalTavira / Luz de Tavira
DesignaçãoTorre d'Aires ou Torre de Ares
CronologiaSéc. XII-XIII
DescriçãoEdificada em zona baixa, na confluência com a ribeira da Luz, a Torre d'Aires detinha uma boa visibilidade sobre toda a orla costeira desde a Fuzeta até Santa Luzia. Possivelmente, a sua função principal seria a defesa marítima. Também defenderia a alcaria de Balsa, antiga cidade romana com ocupação islâmica. Aliás, alguns autores apontam a hipótese da localidade romana de Balso corresponder ao território da actual Quinta de Torre d'Ares. A Torre d'Ares seria uma construção em taipa militar e, tal como outras torres de vigia e fortificações do Sudeste Litoral Algarvio, foi levantada na sequência das necessidades defensivas da região durante o período almoada.
BibliografiaLuís Campos Paulo, "Medina Tavira e o Povoamento Islâmico do Sudeste Litoral Algarvio", Xelb, 9 (Actas do 6º Encontro de Arqueologia do Algarve), 2009, p. 588; Helena Catarino, "Castelos e território omíada na kura de Ocsonoba", Mil Anos de Fortificações na Península Ibérica e no Magreb (500-1500). Actas do Simpósio Internacional sobre Castelos, Lisboa, Edições Colibri / Câmara Municipal de Palmela, 2002, p. 37; J. S. Nolen, Cerâmicas e Vidros de Torres de Ares. Balsa, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia, 1994; Luís Campos Paulo, Tavira Islâmica. A Cidade e o Território. Dissertação de Mestrado, Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, 2006, p. 142.
Categoria(s)Arquitetura Vida militar
ComentariosOrigem da imagem: Luís Campos Paulo, Tavira Islâmica. A Cidade e o Território. Dissertação de Mestrado, Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, 2006, p. 142.
Images