Património

Tabuleiro de Jogo do tipo Mancala III

LocalAlcoutim / Alcoutim
OrigemAlcoutim / Cerro de Santa Bárbara
Entidade TitularNúcleo Museológico de Arqueologia de Alcoutim (MA-162)
DesignaçãoTabuleiro de Jogo do tipo Mancala III
CronologiaPeríodo Islâmico
Dimensões29,2 x 14,1 x 2,4 cm
DescriçãoLápide de xisto de formato rectangular irregular, com três linhas formadas por 14-15 orifícios casa. Destinar-se-ia à prática de um jogo do tipo Mancala III. Os jogos do tipo Mancala são um dos testemunhos mais antigos das civilizações do antigo Egipto e Babilónia. Jogos de perícia, requerem reflexão e cálculo para a concepção dos lances. São jogados por dois jogadores ou por dois grupos de jogadores sobre um tabuleriro constituído por 2 a 4 linhas de concavidades cujo número varia entre as 3 e as 50 por linha. Sendo pouco estudados e conhecidos, desconhece-se completamente as regras deste tipo de jogos. Este tabuleiro foi encontrado nas escavações no Castelo Velho de Alcoutim, tal como outras lápides igualmente destinadas à prática de jogos do tipo Mancala III (MA-225, MA-226 Integra a maior e mais variada colecção de tabuleiros de jogo de cronologia islâmica de que se tem conhecimento em Portugal.
BibliografiaHelena Catarino, Manuela Teixeira e Fernando Dias, Jogos Intemporais: tabuleiros e pedras de jogo do Castelo Velho de Alcoutim. Guia da exposição, Alcoutim, Câmara Municipal de Alcoutim, 2011, pp. 18-19, 44.
Categoria(s)Recreio e jogos Arqueologia
ComentariosOrigem das Imagens, Helena Catarino, Manuela Teixeira e Fernando Dias, Jogos Intemporais: tabuleiros e pedras de jogo do Castelo Velho de Alcoutim. Guia da exposição, Alcoutim, Câmara Municipal de Alcoutim, 2011, pp. 18-19, 44.
Images