Património

Tabuleiros de Jogo do Alquerque

LocalAlcoutim / Alcoutim
OrigemAlcoutim / Cerro de Santa Bárbara
Entidade TitularNúcleo Museológico de Arqueologia de Alcoutim (MA-163) (MA-192)
DesignaçãoTabuleiros de Jogo do Alquerque
CronologiaPeríodo Islâmico
Dimensões(1) 23,5 x 20,9 x 3,5 cm; (2) 37,5 x 28,5 x 5 cm
DescriçãoDuas lápides de xisto com linhas incisas que serviriam de base ao jogo do Alquerque. Um dos tabuleiros (1) tem formato triangular irregular, enquanto que o outro (2) apresenta uma forma igualmente irregular mas com tendência rectangular. O Jogo do Alquerque tem origens no Antigo Egipto e aparece mencionado no livro Kitab al-Aghani, no qual é designado com o nome de El-Quirkat, vocábulo do qual derivou a palavra "Alquerque". Estes dois tabuleiros foram encontrados nas escavações no Castelo Velho de Alcoutim e integram a maior e mais variada colecção de tabuleiros de jogo de cronologia islâmica de que se tem conhecimento em Portugal.
BibliografiaHelena Catarino, Manuela Teixeira e Fernando Dias, Jogos Intemporais: tabuleiros e pedras de jogo do Castelo Velho de Alcoutim. Guia da exposição, Alcoutim, Câmara Municipal de Alcoutim, 2011, pp. 10-11, 25-26.
Categoria(s)Recreio e jogos Arqueologia
ComentariosHelena Catarino, Manuela Teixeira e Fernando Dias, Jogos Intemporais: tabuleiros e pedras de jogo do Castelo Velho de Alcoutim. Guia da exposição, Alcoutim, Câmara Municipal de Alcoutim, 2011, pp. 10-11, 25-26.
Images