Património

Tabuleiro de Jogo do Tapatan ou Galo

LocalAlcoutim / Alcoutim
OrigemAlcoutim / Cerro de Santa Bárbara
Entidade TitularNúcleo Museológico de Arqueologia de Alcoutim (MA-191)
DesignaçãoTabuleiro de Jogo do Tapatan ou Galo
CronologiaPeríodo Islâmico
Dimensões34,5 x 21 x 5,1 cm
DescriçãoLápide de xisto de formato triangular irregular, com linhas incisas de dois jogos Tapatan: um quadrado dividido ao meio por duas linhas cruzadas e duas diagonais, formando os nove pontos de intersecção do jogo. O Jogo do Tapatan ou Galo é um jogo de alinhamento praticado por dois jogadores que colocam alternadamente peças no tabuleiro com o objectivo de fazer linhas de três peças. Este tabuleiro foi encontrado nas escavações no Castelo Velho de Alcoutim e integra a maior e mais variada colecção de tabuleiros de jogo de cronologia islâmica de que se tem conhecimento em Portugal.
BibliografiaHelena Catarino, Manuela Teixeira e Fernando Dias, Jogos Intemporais: tabuleiros e pedras de jogo do Castelo Velho de Alcoutim. Guia da exposição, Alcoutim, Câmara Municipal de Alcoutim, 2011, pp. 12-13, 27.
Categoria(s)Recreio e jogos Arqueologia
ComentariosOrigem da imagem, Helena Catarino, Manuela Teixeira e Fernando Dias, Jogos Intemporais: tabuleiros e pedras de jogo do Castelo Velho de Alcoutim. Guia da exposição, Alcoutim, Câmara Municipal de Alcoutim, 2011, pp. 12-13, 27.
Images